A encantadora cidade de Bath na Inglaterra


Se alguém falar que vai viajar para a Inglaterra, qual o primeiro destino que vem à mente? Você provavelmente pensou na cidade de Londres, não é mesmo? Sim, Londres é maravilhosa e é provavelmente uma das minhas cidades favoritas. Porém, nesse ano tive a oportunidade de conhecer um pouco do interior da Inglaterra e posso dizer que fiquei encantada com as cidades que conheci.

Imagem: Arquivo pessoal Carla Busquirolli.

Há muitos passeios que podem ser previamente agendados saindo de Londres para cidades do interior. Esse que fiz foi uma viagem de um dia de ônibus para conhecer o misterioso Stonehenge e a cidade de Bath. Todo o cenário pelo qual a gente passa pra chegar lá parece saído de um filme gótico invernal, ou melhor me senti dentro de um livro das minhas escritoras britânicas favoritas. Bath não tem esse nome por acaso: em tradução livre, bath, do inglês, significa banho, mais precisamente aquele banho que a gente precisa entrar na água, imergir em algo. E lá em Bath, ainda hoje, podemos visitar os famosos Banhos Romanos: grandes piscinas feitas em pedra nas quais os aristocratas costumavam banhar-se. Durante a expansão do Império Romano, a área onde hoje é o Reino Unido pertencia à Roma e nessa região específica – na época chamada de Aquae Sulis – a presença de águas termais, transformou a cidade num importante ponto de veraneio para as classes mais abastadas.

Acreditava-se que as águas desse lugar tinham propriedades curativas, então as pessoas também visitavam as termas por recomendação médica. Após a queda do Império Romano, o local ficou esquecido e foi redescoberto séculos mais tarde. Desde o século XII, novas reconstruções foram feitas e hoje podemos visitar o local como um importante marco histórico com ruínas que datam desde a época dos romanos.

A história do banho está intrinsecamente ligada a esse lugar. Podemos pensar a evolução do ritual de banhar-se como algo sagrado e relacionado à nobreza até o os dias de hoje como um momento de autocuidado e conexão com nosso eu. Muitas vezes, a hora do banho, é a única hora do dia que a gente relaxa de fato, respira e esquece o mundo lá fora. Quando estive naquele complexo tão antigo, tão histórico, me peguei pensando em como uma tradição milenar ainda permanece e nos é tão cara nos dias de hoje. Para terminar o passeio, vale circular pelas ruas dessa charmosa cidade que foi cenário de muitos filmes ao longo da história. Ainda, a célebre escritora Jane Austen viveu muitos anos em Bath, portanto, para os amantes da literatura, fica a dica de visitar os lugares por onde ela passou. Vale muito a pena o passeio, tenho certeza que você vai se encantar assim como eu.

Texto por Carla Busquirolli.

Compartilhe este post: